Como anda o atendimento da sua clínica médica? Você costuma usar algum artifício e dar a oportunidade para os seus pacientes avaliarem o seu índice de satisfação dos seus serviços?

Pois é, tão importante quanto oferecer bons serviços e construir uma boa credibilidade profissional é ser recomendado e manter uma excelente qualidade no atendimento, não é mesmo?

Leia nosso artigo e descubra por que é tão importante realizar a pesquisa de satisfação dos pacientes e como fazê-la da melhor maneira possível. Vamos lá?

1. Entenda a importância do processo de avaliação

Em primeiro lugar, como médico ou gestor clínico ou hospitalar, você precisa entender por que os questionários aplicados após o atendimento do paciente são fundamentais. Através desse documento, o profissional tem a possibilidade de:

  • Ganhar vantagem competitiva

  • Melhorar a qualidade do atendimento

  • Descobrir o nível de satisfação do paciente

  • Descobrir quais processos estão funcionando corretamente

  • Reduzir erros médicos, através do acompanhamento constante de todo o processo

  • Descobrir e analisar os pontos a serem melhorados na estrutura e na equipe da empresa

Informações poderosas capazes de tornar seus pacientes promotores do seu trabalho e da sua empresa. Além de fidelizar, ajuda a manter o fluxo de consultas ativo.

2. Crie uma pesquisa de satisfação dos pacientes

Agora que você entende porque deve melhorar seus serviços prestados aos pacientes e quer melhorar sua avaliação no atendimento clínico- hospitalar, é hora de criar um questionário de satisfação:

  • Faça perguntas práticas e rápidas de serem respondidas

  • Utilize uma comunicação objetiva e de fácil assimilação

  • Avalie o atendimento médico, diagnóstico e tratamento

  • Avalie a estrutura clínica, facilidade em marcar consultas

  • Avalie o atendimento de toda a equipe envolvida, como enfermeiros e auxiliares

  • Use uma escala de até 5 pontos para facilitar e posteriormente analisar a pesquisa

3. Use ferramentas para medir a qualidade do atendimento

Utilize softwares e ferramentas online gratuitas para otimizar sua pesquisa e ainda acabar com o desperdício de tempo e de papel e caneta. Essas ferramentas possibilitam que as pesquisas sejam enviadas facilmente para aparelhos móveis, web e por meio das mídias sociais. Tome decisões baseadas em dados e reposta em tempo real:

SurveyMonkey: O feedback eletrônico anônimo e poder realiza esse tipo de comunicação de forma clara e no conforto de casa. Além de prático, garante o preenchimento das informações de forma mais organizada e verídica.

A maioria dessas ferramentas apresentam modelos pré-prontos de questionários de satisfação do paciente hospitalar, como a Survio.

4. Descubra como pensam seus pacientes

Não se trata só do bem-estar e bom atendimento clínico, mas em melhorar gradativamente a comunicação entre médico e paciente. Aprender a ouvir e a entender seu paciente é fundamental para que se crie uma relação de confiança.

Mas como calcular o índice de satisfação dos seus pacientes de forma eficaz? Veja a planilha de cálculo que a E-saúde preparou para você mensurar como anda a qualidade do seu atendimento com precisão e alta confiabilidade.

Não basta criar e mensurar uma pesquisa de satisfação dos pacientes com qualidade para que os resultados sejam concretos, se ela não for feita constantemente e com a colaboração de toda a equipe. Após medir os resultados, implemente as mudanças dentro dos setores necessários.

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