Quais são as principais regras de etiqueta de uma clínica médica para fidelizar o seu público com qualidade? Para que isso aconteça de forma natural, a comunicação com os pacientes é fundamental e começa a partir do agendamento da consulta.

Fatores como o ambiente da clínica, a recepção na sala de espera, o próprio atendimento médico e as formas de como se estenderá a relação entre médico e paciente pós-consulta podem influenciar no sucesso do seu negócio. Conheça 5 dicas infalíveis:

1. Sempre que possível seja disponível e evite atrasos

Quando o paciente encontra algumas horas para ir àquela consulta e deixa, nesse período, de realizar algum trabalho, estudo ou qualquer outra atividade, e se desloca até a sua clínica, ele merece toda a sua atenção. Seja cordial, treine sua equipe e evite atrasos. Foi-se o tempo em que médico era sinônimo de chá de cadeira.

Outra maneira de alimentar essa relação de forma positiva é, sempre que possível, dar atenção fora do consultório também e se mostrar disponível em relação aos tratamentos e questionamentos.

2. Tenha uma relação de amizade e confiança

Para que exista uma relação de amizade e confiança entre médico e paciente, é importante se cercar por profissionais capacitados, éticos e que saibam tratar a todos, sem distinção, com respeito.

Quantas pessoas já se queixaram sobre a falta de humanização nos atendimentos de clínicas e hospitais, de não contar com a paciência do médico ou de sua equipe e por não receber um atendimento olho no olho?

Conte com a tecnologia para estreitar a comunicação com o seu público por meio das redes sociais e envio de e-mail, mas nunca deixe de dar um tratamento humanizado, de ser empático com a dor do outro e de realizar pesquisas de satisfação dos pacientes, para saber como anda a saúde do negócio.

3. Use um sistema de gestão para melhorar a relação entre médico e paciente

Com o objetivo de otimizar os processos, sistemas de gerenciamento de saúde estão invadindo clínicas e hospitais. Esses softwares administram várias atividades ao mesmo tempo, como agendamento de consultas, laudos médicos, histórico do paciente, e ainda, possibilitam uma comunicação mobile.

Esses sistemas de gerenciamento de saúde possibilitam maior praticidade aos médicos, colaboradores e pacientes, melhoria de gestão, mais segurança no armazenamento de dados hospitalares, tempo reduzido na espera de exames e menor custos.

Adquirir novas tecnologias, como apps, já não é uma realidade apenas voltada para as grandes instituições de saúde. Esse procedimento garante a melhoria na relação entre médico e paciente.

4. Tenha uma comunicação clara e objetiva com o paciente

Uma das maiores reclamações dos pacientes é o atendimento impessoal do médico, mas que fique claro que isso não é apenas uma questão de tempo e sim de falta de qualidade e adequação da comunicação correta.

É possível compreender as necessidades dos pacientes, e, agir de forma clara e objetivase todos os processos estiverem otimizados, equipe capacitada, que saiba se comunicar com todos os públicos.

Os profissionais devem focar no bem-estar do paciente, saber ouvir suas dores e esclarecer todas as dúvidas para que não exista nenhum barreira e ruído nesse atendimento. Isso cria experiências positivas que fidelizam e fortalecem a relação entre médico e paciente.

E aí, quais as formas de comunicação e atendimento que você vem praticando na sua clínica? Deixe um comentário!