Cuidados humanizados, tais como chamar pelo nome, ter contato olho no olho, saber ouvir, além de ser empático com as dores e necessidades do paciente, confortam e ajudam na recuperação de doenças e traumas.

Boas práticas de humanização hospitalar proporcionam um atendimento de qualidade, satisfação do paciente e dos profissionais envolvidos, e, ainda,fidelização clínica-hospitalar.

Quer saber mais sobre como implantar um serviço mais humano na sua clínica ou hospital e descobrir os benefícios que isso pode trazer? Leia abaixo:

1. O que é humanização hospitalar?

Nenhuma tecnologia hospitalar substitui o contato, a sensibilidade e o cuidado humano com os pacientes e seus familiares.

A humanização hospitalar começa na recepção do paciente, na sala de espera, até o atendimento médico. Todos os setores devem estar engajados e conscientes sobre a importância de uma atenção qualificada, ética e profissional.

A prática diária da humanização na área da saúde torna o processo mais qualificado, pois respeita a individualidade de cada ser e resolve o problema do paciente com mais positividade.

2. Qual a importância da humanização na saúde?

Através do respeito, da compreensão e da escuta das necessidades e particularidades do paciente, todos saem vitoriosos. Isso permite que se cumpra o papel verdadeiro de um serviço clínico ou hospitalar.

Além disso, boas práticas de atendimento, que envolve o ambiente físico, comunicação entre equipe e paciente, como também com seus familiares, criam uma relação de confiança entre ambos. Caso isso não ocorra, o paciente, que já está debilitado, poderá ter sua saúde ainda mais prejudicada. Por isso é tão importante a implantação de cuidados humanizados.

3. Como implantar a humanização hospitalar?

O atendimento humanizado acontece através do uso contínuo de boas práticas na área da saúde, que devem ser constantemente discutidas em clínicas e hospitais.

É preciso definir padrões e maneiras positivas de como tratar os pacientes, realizar treinamento de equipe e buscar melhorias nos pontos fracos do atendimento.

Um psicólogo pode ajudar nessa missão, por exemplo, contribuindo para que os profissionais de saúde reflitam sobre variadas questões ligadas ao relacionamento com o paciente, pois o comportamento profissional reflete diretamente nas relações humanas.

É importante, portanto, começar esse processo dentro da equipe administrativa, hospitalar e de atendimento.

4. Por que aplicar o atendimento humanizado na minha clínica ou hospital?

Para alcançar uma equipe mais harmônica, mais tolerante e mais aberta ao diálogo com os seus pacientes é preciso que eles pratiquem entre si uma comunicação humanizada.  

Doença, situações de riscos, pressão da profissão, alta carga horária, não saber como lidar com o paciente, alto nível de ansiedade, são algumas das situações cotidianas de profissionais da área da saúde. E todas as áreas devem estar envolvidas no processo do atendimento.

As pessoas têm muito a ensinar umas às outras, mas é preciso cultivar boas relações entre todas as áreas: Equipe médica, equipe de enfermagem e equipe de atendimento, e conscientizar a todos os colaboradores sobre como a indiferença pode ser prejudicial no atendimento.

É preciso que as clínicas e hospitais repensem como anda a área de gestão de pessoas e como encontrar soluções rápidas para não prejudicar quem é a principal razão de ser da empresa, o paciente.

E para você, qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde? Divida conosco sua opinião: