A decisão em assumir própria identidade envolve mudanças físicas e psíquicas nas pessoas transexuais. A identidade de gênero que pulsa dentro do corpo, conduz a atitudes, posicionamentos, adaptações hormonais, cirurgias plásticas reparadoras na face, órgão genital e corpo. Nessas mudanças, participam psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e assistentes sociais. O conjunto de mudanças é conhecido como transição e envolvem todos os cuidados em busca da masculinização ou feminização.

Para a transformação do masculino para o feminino realizam-se cirurgias plásticas de feminização corporal, facial, cervical, vocal, orquiectomia, que é a remoção cirúrgica dos testículos, e a transgenitalização. Quando necessário realizam-se reparos de cirurgias feitas por outros cirurgiões, retirada de silicone líquido e outras substâncias.

A decisão da técnica utilizada é conjunta entre a equipe cirúrgica e o paciente.

Entre as cirurgias do feminino para o masculino utilizado para a genitália pode ser realizada a metoidioplastia definitiva, dando uma aparência masculina ao clitóris, a metoidioplastia preparatória para receber o neofalo e a neofaloplastia. A sensibilidade é preservada na neofaloplastia com a cuidadosa técnica de preservação dos nervos e vasos que se dirigem ao clitóris, possibilitando a sensibilidade do novo pênis.

Ao decidir realizar uma intervenção cirúrgica com essas finalidades é fundamental procurar médico especialista.

Aqui são realizados pelo Dr. Marcio Littleton procedimentos de cirurgia plástica estética e reparadora para atender às pessoas transexuais e transgêneras.