Quando uma pessoa passa por uma cirurgia, ela é recebida e encaminhada para a sala cirúrgica. Este processo que vai da recepção ao paciente até a saída do paciente do hospital, é acompanhado em cada segundo. Um conjunto de ações, indispensáveis, mantém a segurança e a qualidade do atendimento.

A recepção deve ser feita por um profissional de enfermagem, todo o processo tem suas características, Pré, trans-operatório e pós-operatório devem ser rigorosamente seguidos rigorosamente.

O pré-operatório tem inicio quando que se reconhece a necessidade de cirurgia, até o momento que o paciente entra na sala cirúrgica. O pré-operatório mediato desde a indicação para cirurgia até o dia anterior a ela. O pré-operatório Imediato corresponde às 24 horas que antecedem o momento da cirurgia. E assim cada etapa do atendimento corresponde às suas características.

Atender o paciente conforme suas necessidades psicológicas, tirar dúvidas, verificar sinais vitais, pesar, colher material para exames conforme orientação médica. Observar e anotar a aceitação da dieta. Orientar higiene oral e corporal antes de encaminhar o paciente para o centro cirúrgico. Manter o paciente em jejum conforme rotina. Fazer tricotomia conforme rotina. Orientar o paciente esvaziar a bexiga trinta minutos antes. Retirar próteses dentárias, jóias e acessórios, identificá-los, e encaminhar ao centro cirúrgico, são ações que viabilizam o procedimento médico.

Outro fator importante é a qualidade de vida no trabalho para a saúde dos profissionais que atuam no ambiente hospitalar. O ato de cuidar de alguém requer cuidados de si e das relações. As áreas da saúde estão ligadas diretamente com a relação humana. Exercer atos de bondade é uma missão que gera saúde e associada aos cuidados técnicos garantem a evolução do paciente.

Receber bem, olhar para o paciente, perguntar o nome do paciente, identificar sinais de ansiedade, nervosismo, e acalmar. Dizer quem é e o que faz na equipe, preservar a privacidade do paciente. São atitudes que confortam e permitem identificar, prevenir e atender. Fazem parte do processo de humanização na assistência de enfermagem no centro cirúrgico.

Para obter mais informações entre em contato com os profissionais do Hospital e Maternidade Dr. Carlos Corrêa.

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