Atender com excelência é um conjunto de ações integradas e a comunicação é algo fundamental para certificar a segurança do paciente dentro de uma unidade de saúde. A troca de informação entre os profissionais de setores seja por meio eletrônico, verbal ou por escrito, deve ser realizada com total objetividade e clareza. Para que não fiquem dúvidas entre os interlocutores, com a finalidade de melhorar a comunicação.

A qualidade na assistência e segurança, assim como as informações sobre cuidados com o paciente e medicamentos são aliados na comunicação interna. Padrões de processos ajudam a melhorar a abordagem para uma comunicação mais segura por parte das abordagens envolvidas na assistência e garantem a continuidade do trabalho prestado. Para ampliar a qualidade da comunicação é necessária muita atenção em todas as ações, constante comunicação sobre as situações e procedimentos em andamento, registro técnico, preenchimento de protocolos, dedicação ao preenchimento das informações. Cada ação recebe uma informação, essa informação é muito clara para quem executou e a pessoa que receber e é responsável pela próxima ação tem um novo grupo de conhecimento e não tem as informações que foram executadas até então. Também o tempo a quantidade de informações e processos, permitem e facilitam que pequenos e importantes detalhes se percam em meio a mentes dominadas por milhares de informações e preocupações que cada pessoa tem dentro de sua vida pessoal e profissional.

Entender os setores suas funções, responsabilidades, capacidade e conhecer a equipe de profissionais que faz parte de cada setor, ter o afeto como prioridade na fala e nas relações. São formas que facilitam a comunicação e a torna mais fluída.

É importante e necessário que a comunicação seja prioridade, um trabalho em conjunto, que depende de todas as pessoas envolvidas.

Quando a comunicação é efetiva o processo e as pessoas estão integradas de forma natural. Todos os envolvidos nas ações se sentem parte importante e fundamental e sabem de seu valor para a qualidade do serviço prestado. Este reflexo repercute como um diferencial sentido por todos. Que se comprometem com mais facilidade em manter este canal saudável de comunicação.

Avaliar a própria comunicação pode ser um início da busca pela comunicação saudável. A qualidade das relações em cada ambiente é um ótimo termômetro. Questionar sobre sua comunicação ou possíveis dúvidas é outro indicativo que permite aproximar da excelência.

A responsabilidade está na mão de cada um. A família do paciente ou o paciente em informar suas reais condições. A equipe, em contribuir com perguntas e relatórios explicativos que auxiliam na compreensão da realidade.  No preenchimento completo das informações, na troca de informações verbais, no respeito e na compreensão pelas diferenças. Aproximam pessoas, geram maior facilidade nas relações e permite que a empresa seja reconhecida pelos seus esforços a favor da sociedade.  A instituição hospitalar vende o cuidado e o restabelecimento da saúde.